31 de julho de 2007

Eu sou assim

Petrônio Gontijo, mineiro de Varginha, o ator de 38 anos se instalou em São Paulo, mas, por causa da novela Luz do Sol, da Record, está morando temporariamente no Rio de Janeiro. A partir do mês que vem, ele começa a viajar pelo Brasil nos fins de semana com a peça Pequenos Crimes Conjugais.


COMPANHEIROS

"Eu achei a Sol, que hoje está com 3 anos, lá no meu sítio, em Piracaia (interior de São Paulo), toda machucada, no dia 31 de dezembro de 2005. Nestes tempos em que estou no Rio, ela fica em São Paulo com a Bina, a pessoa que cuida da minha casa."



(1) TRASH "Fui vencedor do Qual É a Música? (programa de competição de auditório apresentado por Silvio Santos a partir dos anos 70), mas não lembro exatamente quando. Considero este troféu um ícone cult."

(2) GÊMEO "Ganhei este bonequinho de uma amiga minha, a Patrícia Gaspar. Carrego comigo há anos. Quando olho para ele, lembro que as coisas podem ser mais leves, que posso brincar mais."

(3) PREVENÇÃO "Uso muito óculos escuros porque tenho fotofobia. Estes, tipo Ray-Ban, são os meus preferidos."

(4) PASSADO "Até hoje, mantenho minha pick-up para ouvir os vinis do Led Zepellin, do Stevie Wonder, dos Rolling Stones e o jazz da (cantora) Blossom Dearie, de quem sou fã."

(5) NA HORA CERTA "Tenho este livro há uns 15 anos. Mas ele ficou guardado um bom tempo, porque eu achava que não estava preparado para ler. Li na hora certa."

(6) CHEIRO BOM "O perfume Grey Flannel, de Geoffrey Beene, é meio amadeirado, com um cheiro meio antigo, que remete aos tempos dos meus avós. É difícil encontrar aqui no Brasil. Tem em Nova York e em Londres."

(7) RELÍQUIA "Quando tinha 17 anos, dei este violão para um amigo, pois achei que eu não tinha futuro como instrumentista. Há uns dois anos, ele foi me ver na peça K2 e me deu o mesmo violão. Eu, que tinha parado de tocar naquela época, voltei a praticar."

(8) NA PRAIA "Estou curtindo esse tempo que estou no Rio. Moro perto da praia e tomo banho de mar quando acordo. Sempre que dá, eu como açaí, que adoro."

(9) ARTE "Esta é uma réplica de uma locomotiva inglesa de 1890. Para mim, é um objeto de arte."

(10) VÍCIO "Ganhei de aniversário da Paloma Duarte a coleção da série A Sete Palmos, em que sou totalmente viciado. Mas só tinha visto até a terceira temporada."

(11) ESPECIAL "Só uso o narguilé em datas comemorativas. No dia-a-dia, não dá, requer toda uma preparação. Este foi minha ex-namorada, Regina, que me deu. Em geral, uso com essência de rosas."

5 POETAS FAVORITOS
FERNANDO PESSOA
FERREIRA GULLAR
CECÍLIA MEIRELES
WALT WHITMAN
MANUEL BANDEIRA

Fonte: Revista Quem
http://revistaquem.globo.com/Quem/0%2C6993%2CEQG1594012-3768%2C00.html

30 de julho de 2007

Vídeo: Verônica pede Tom em namoro

(clique na foto para ampliá-la)

Aí estão os links dos vídeos no Youtube do "Reencontro de Tom e Verônica na Casa da Serra" com as cenas da novela "Luz do Sol" exibidas nos dias 12, 13 e 14 de julho.


Vale destacar que nestas cenas, finalmente, Verônica pede Tom em namoro :) Mas também, depois de todo o romantismo dele, qualquer mulher cederia, não é?! Ainda mais a "dona doida apaixonada"... hehe


1ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=QOQR8BZSmTk
2ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=W6XumhW5msM

E em breve estaremos postando uma montagem com essas cenas, aguardem...!!!

22 de julho de 2007

Atenção: "Pequenos Crimes Conjugais" em turnê

Depois de estrear em São Paulo e de uma bem-sucedida passagem pelo Rio, a peça "Pequenos Crimes Conjugais" vai viajar em turnê.
Estrelada pela Maria Fernanda Cândido e pelo nosso Petrônio, o espetáculo é um sucesso.

Seguem as datas:

4 e 5 de agosto - sábado e domingo em Santos (SP)
10, 11 e 12 de agosto - sexta, sábado e domingo em Belo Horizonte (MG)
18 e 19 de agosto - sábado e domingo em Ribeirão Preto (SP)
24, 25e 26 de agosto - sexta, sábado e domingo em Porto Alegre (RS)
14 e 15 de setembro - sábado e domingo em Londrina (PR)

Assim que soubermos os locais de apresentação, anunciaremos aqui.
;)

fonte foto: http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=7639&tipo=11&cot=1
fonte datas: assessoria de imprensa Petrônio Gontijo (vlw!!)

13 de julho de 2007

As paixões de Petrônio na revista Conta Mais

(clique nas imagens para ampliá-las)


9 de julho de 2007

Petrônio Gontijo curte paternidade com personagem de 'Luz do Sol'

Petrônio Gontijo se lembra da primeira vez que pisou num palco. Ainda em Varginha, sua cidade natal, ele tinha apenas dois anos de idade quando viveu o Menino Jesus numa montagem amadora. "Achei fantástica a possibilidade de viver as histórias por dentro, participar dos acontecimentos", recorda. Trinta e seis anos depois, o ator revive as emoções da infância ao interpretar um pai exemplar em Luz do Sol, na Record.

(clique na foto para ampliá-la)

Como o dedicado e atrapalhado Tom, pai de Georgi, vivida por Raquel Fabbri, o personagem é marcado pelo drama de perder a mulher Georgiana, de Suzana Werner, no parto da filha. A partir daí, Tom intercala o terno de advogado pé-rapado no início de carreira com um avental e acumula as funções de pai e mãe o que, segundo o ator, aguçou seu lado paternal. "O sentimento está aflorado demais. Não posso passar na seção de brinquedos das lojas que digo que penso em ter um filho, apesar de ainda não ser o momento", derrete-se.

Para o ator, o fato de Tom cuidar com esmero da filha durante tantos anos, fez com que ele rejeitasse a idéia de se envolver com outras mulheres na história de Ana Maria Moretzsohn. Até conhecer a deslumbrada "patricinha" Verônica, de Paloma Duarte. A personagem, que é o oposto da ex-mulher de Tom, acaba despertando o interesse do homem desleixado, que abandonou os cuidados com o visual desde a morte da ex-mulher.

Justamente o fato de Tom não admitir sua paixão por Verônica é o que mais diverte Petrônio no personagem que começa a enveredar para a comédia. "É genial colocar uma lente de aumento no amor e ver como muitas vezes ele nos leva a situações ridículas, como não admitir que está apaixonado", avalia.

Mas o que realmente chamou a atenção de Petrônio no papel foi a possibilidade de viver um mocinho após interpretar tantos vilões na tevê. Principalmente tentar fugir de todos os esterótipos do típico mocinho nessa composição. "Não o compus como o certinho. Quero mostrar que ser bom-caráter é possível diante dos exemplos negativos que temos. Mostrar a boa índole sem ser didático me inflama", anima-se o ator, que estreou na tevê como o mocinho Duda de Salomé, na Globo, há 16 anos. "Foi lá que ganhei meu primeiro salário, onde realmente apostaram em mim", lembra.

Ainda na Globo, Petrônio atuou em Olho no Olho, Pátria Minha e Malhação, até ir para São Paulo investir em sua carreira no Teatro. Paralelamente, atuou em tramas no SBT, como Os Ossos do Barão. Na Band, com Serras Azuis, e em Vidas Cruzadas, na Record, entre outras. "Trabalhar em quase todas as emissoras me deu samba no pé como ator. Mas ter atuado em emissoras em São Paulo me permitiu fazer grandes peças, que era meu objetivo", explica Petrônio, que também se formou em Artes Cênicas na Unicamp.

O ator orgulha-se de ter atuado no Teatro com autores e diretores do porte de Fauzi Arap, José Possi Neto e Juca de Oliveira, entre outros. Atualmente, Petrônio está em cartaz no Rio com Maria Fernanda Cândido na peça Pequenos Crimes Conjugais, de Eric Emmanuel Schmitt.

"Toda essa escola do Teatro me fez melhorar na tevê. Me fez saber ouvir o que diz o ator que contracena comigo e saber a emoção exata do que vou falar. Ainda sou um romântico que não acredita num trabalho solitário", analisa.

(clique na foto para ampliá-la)

Inspiração musical
Petrônio Gontijo assume que sua paixão por música influencia diretamente sua carreira de ator. Afinal, a cada composição de um novo personagem, o ator seleciona uma vasta trilha sonora que reúne e personifica todas as emoções dos seus papéis.

Dessa forma, Petrônio garante ter encontrado uma forma diferenciada de moldar seus personagens e compô-los de uma forma mais orgânica, segundo o ator. "A música é uma emoção solta. Sempre curti esse meu lado musical, principalmente depois que passei a procurar músicas antigas, pesquisar na Internet e vasculhar CDs para os personagens", explica.

Durante o tempo em que começou a estudar para compor Tom - que já tem um nome musical por natureza -, Petrônio gravou CDs para o personagem com canções como Help, dos Beatles, Gostava Tanto de Você, de Édson Trindade e Tim Maia, e músicas das bandas inglesas Blur e Bee Gees. "Gravo CDs para os personagens e fico escutando. Isso me ajuda a encontrá-los e a entrar no clima de cada um quando preciso de concentração", ensina.

Instantâneas
# O personagem preferido de Petrônio na tevê foi o Zé, de "Vidas Cruzadas", na Record. "Ele era um moleque e eu era um inconseqüente virando homem. Ele foi meu espelho para eu me transformar e crescer", recorda o ator.
# Petrônio tem contrato com a Record até 2010.
# Antes de atuar em Luz do Sol, Petrônio estava escalado para entrar na segunda fase de Cidadão Brasileiro. Como o personagem foi adiado na trama de Lauro César Muniz, Ivan Zettel, diretor geral da novela, falou para Petrônio que seria melhor ele não entrar na trama e esperar pelo seu personagem em Luz do Sol.
# No cinema, Petrônio protagonizou o longa Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido por André Klotel e baseado no célebre livro homônimo de Machado de Assis.

Fonte Terra:
http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI1678357-EI1118,00.html

5 de julho de 2007

É hoje!!! Parabéns Petrônio!!!

Gostaríamos de homenagear Petrônio todos os dias. E, da nossa forma singela, tentamos fazê-lo, através aqui do blog. Até agora já foram várias pequenas homenagens e, claro, hoje não poderia faltar mais uma.
Dia 05 de julho é aniversário do nosso querido, e, já que não podemos abraçá-lo e lhe dizer o quanto gostamos dele, demonstramos aqui nosso carinho.

PARABÉNS!!

(Clique na montagem para ampliá-la)


E você, que também é fã de Petrônio Gontijo, não deixe de comentar neste post e deixar sua mensagem o parabenizando. Tenha certeza que logo ele mesmo lerá ;)
.

4 de julho de 2007

Petrônio Gontijo comemora aniversário

Feliz com o reconhecimento profissional, o ator Petrônio Gontijo comemora no próximo dia 05 de Julho seus 39 anos ao lado de amigos, no Rio de Janeiro, e com familiares no final de semana, em São Paulo.

Na novela "Luz do Sol", da Rede Record, Petrônio interpreta “Tom”, um advogado bonito, inteligente e apaixonante, ao lado de “Verônica” (Paloma Duarte), formam o casal mais comentado do momento. Com química e carisma eles conquistaram o público e as críticas.

(Clique na foto para ampliá-la)

FOTO: Crédito Munir Chatack

3 de julho de 2007

Record leva suas estrelas para a festa do Dia da Mídia



A Record fez bonito na festa do Grupo de Mídia, realizada no Rio de Janeiro.




Uma das patrocinadoras do evento que homenageia estes profissionais da publicidade e propaganda, a emissora agitou o Pátio Lounge com as presenças de suas estrelas. Estavam lá os atores Heitor Martinez (Vidas Opostas), Bianca Rinaldi (Caminhos do Coração, que estréia em agosto) e Petrônio Gontijo (Luz do Sol), e os apresentadores Renata Cordeiro, Cristina Berndt e Fábio Ramalho. Quem capitaneava a turma era o diretor comercial da Record do Rio de Janeiro, Thomaz Naves, que desembarcou de uma limusine especialmente contratada para levar sua equipe e o elenco à festa, em grande estilo. Em breve, a Record Rio inaugura seus novos escritórios comerciais, que ocuparão um prédio em Ipanema, na zona sul carioca.


Fonte: Buxixo
data: 28.06.2007
link:
http://www.buxixo.com.br/noticias_2.asp?ID=35070

1 de julho de 2007

A "trombada" de Tom e Verônica

Saudades de Tom e Verônica?? Nem precisa, né?! Nosso casal (ou seria "quase casal"? hehe) nos emociona e faz rir de seg. a sábado na telinha da Record. Ainda bem :)
Sandrinha, sempre adorável, nos enviou mais uma montagem linda, desta vez, com essa cena que foi exibida no dia 11 de maio. Nela, Verônica passeia pela praia de bicicleta, enquanto Tom corre de sunga. No encontro dos dois, muita implicância e desejo, claro.

(clique na imagem para ampliá-la)

ps. Você também pode ver seu material publicado aqui. É só enviá-lo para arte.bloggers@gmail.com e/ou blogpetroniogontijo@gmail.com
;)